Dez medidas de apoio às empresas

Linha de crédito, apoio à conta do gás e redução de impostos fazem parte do pacote de apoio às empresas que o Governo apresentou ontem para fazer face à alta inflação, impulsionada pelos preços da energia. No global, o pacote está avaliado em 1400 milhões de euros.

Crédito: 600 milhões de euros
É o valor de uma nova linha de crédito que será operacionalizada pelo Banco de Fomento até à primeira quinzena de outubro. Será aberta a todos os setores de atividade.

Gás natural: 245 milhões de euros
As Indústrias Intensivas em Gás vão ter um apoio global de 235 milhões do bolo total, que será extensível também às indústrias transformadoras agroalimentares.

Reforço: 500 mil euros
O sistema de incentivos às Indústrias Intensivas em Gás será aumentado de 400 mil para 500 mil euros, por empresa, financiando até 40% do aumento da fatura.

Energia: 290 milhões de euros
É o valor da medida para acelerar a eficiência (poupança) e transição energética (da fóssil para a renovável), disponível a partir de 1 de outubro.

Formação: 100 milhões de euros
É a verba para a formação e requalificação de trabalhadores e desempregados em competências verdes (eficiência e transição energética).

Internacionalização: 30 milhões de euros
Reforçar a presença internacional das empresas, aceder a novos mercados e fazer promoção externa vão contar com 30 milhões de euros ainda em setembro.

Ferrovia: 15 milhões de euros
Os operadores de transporte ferroviário de mercadorias vão ter ao dispor 15 milhões de euros a partir do dia 1 de outubro, em subvenções diretas por locomotiva.

Setor social: 120 milhões de euros
A linha de financiamento do setor social vai até 120 milhões de euros para comparticipação financeira da fatura do gás, de outubro/2022 até 31 de dezembro/2023.

Fonte: dinheirovivo.pt, https://www.dinheirovivo.pt/economia/dez-medidas-de-apoio-as-empresas-15169062.html

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Área de Cliente