Contribuintes têm de atualizar IBAN nas Finanças para receber “cheques” do Governo

Contribuintes têm de indicar IBAN nos sites das Finanças e da Segurança Social para receberem o cheque de 125 euros e o complemento de 50 euros por cada dependente.

Os apoios que o Governo vai dar às famílias para compensar o disparo da inflação vão cair diretamente na conta bancária dos contribuintes mas, para isso, é necessário atualizar o IBAN nos sites das Finanças e da Segurança Social, indicou esta terça-feira o ministro das Finanças. Em causa está um apoio de 125 euros por cada trabalhador e um complemento de 50 euros por cada dependente.

Em outubro, o Governo vai dar um “cheque” de 125 euros a cada contribuinte não pensionista com rendimentos até 2.700 euros mensais brutos, numa tentativa de compensar o disparo dos preços — a inflação em agosto fixou-se nos 9%. Além disso, será dado um complemento de 50 euros por cada dependente até aos 24 anos (não há limite etário no caso de dependentes com deficiência).

Estes apoios “estão isentos de tributação de IRS” e “são líquidos”, disse Fernando Medina esta terça-feira, em conferência de imprensa. Será em outubro que os contribuintes vão receber estes “cheques”, sob a forma de reembolso do IRS ou como abono/subsídio.

Mas, para isso, alertou o ministro das Finanças, é necessário que os portugueses atualizem o IBAN no site da Segurança Social e no Portal das Finanças. Os apoios vão, assim, ser depositados diretamente na conta bancária dos contribuintes.

FONTE: eco.sapo.pt a 06 de Setembro de 2022, em: https://eco.sapo.pt/2022/09/06/contribuintes-tem-de-atualizar-iban-nas-financas-para-receber-cheques-do-governo/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Área de Cliente